INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Caldas da Rainha é conhecida pelos seus produtos cerâmicos centenários que fazem parte da cultura e da identidade da cidade. A indústria cerâmica remonta ao final do século XV, aproveitando os oleiros a qualidade das argilas locais para produzir artigos utilitários destinados à população e ao hospital. Já no século XIX, um dos artistas mais conhecidos, Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), tornou-se famoso pelas suas ilustrações, caricaturas, esculturas e cerâmica. Atualmente, os antigos motivos naturalistas, figurativos e satíricos coexistem com o design contemporâneo e podem ser observados por toda a cidade, nos edifícios, lojas e museus. Em 2018 foi criada nas Caldas da Rainha, na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria, a Cátedra Unesco de Artes e Gestão Cultural, Cidades e Criatividade, com o objetivo de promover um sistema integrado de investigação, formação, informação e documentação sobre as artes visuais, a gestão da arte e da criatividade, contribuindo assim para reforçar os setores criativos ligados ao artesanato e às artes populares.
Desde 2019, está integradas na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, com a designação Caldas da Rainha - Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.
Percurso: Centro de Artes (enquadramento da Cidade Criativa), Hospital Termal (enquadramento histórico e geológico), Caminhada-visita pela cidade, Centro de Artes.
Início: 9H30
Duração: 3H
Observações: Inclui seguro.
INSCRIÇÕES LIMITADAS
Recomeda-se a utilização de calçado confortável.
Ação gratuita, mas de inscrição obrigatória através do preenchimento do formulário seguinte:
LIMITE DE INSCRIÇÕES ATINGIDO. FORMULÁRIO INDISPONÍVEL.