37 - Ruínas do Antigo Convento de Penafirme

Município de Torres Vedras

Como chegar: 39.163327, -9.355405

Um Convento destruído pelo tsunami de 1755

 

GEOLOGIA

O antigo Convento de Penafirme foi construído no século XVI, a uma altitude de 16 m e a 700 m da costa. Este edifício foi destruído pelo sismo de 1755 e tsunami a ele associado, que também destruíram Lisboa. Atualmente, este convento está em ruínas e parcialmente coberto por dunas.

Textos da época contam com detalhe este evento catastrófico. Eles contam que três enormes ondas avançaram ao longo do vale, causando muitos estragos. O vale estreito onde este antigo convento se encontra funcionou como um funil, levantando mais as ondas e fazendo-as avançar ainda mais para o interior.

 

BIOLOGIA

Nas dunas que envolvem as ruínas do antigo Convento de Penafirme é possível identificar várias espécies de plantas e animais. Pode ver-se o Alisso (Lobularia maritima) e Erva-Pinheira-Enxuta. Ambas espécies que conseguem viver em zonas arenosas, com pouca humidade e pouca quantidade de nutrientes. Estas plantas servem de abrigo e alimento a vários animais, como o Caracol-Leitoso.

 

CULTURA

O antigo convento de Penafirme era um convento com igreja. As suas primeiras referências são de 1226, com uma pequena ermida da Ordem de Santo Agostinho. Com as esmolas de nobres e da coroa portuguesa recebidas ao longo dos anos, a ordem agostinha iniciou a construção deste complexo em 1547. Em 1642, ainda estava em obras.

Com a sua destruição, a ordem religiosa deixou as ruínas para um novo edifício. Localizado 2 km mais a Sul, o atual Convento de Penafirme (Fig. 4) está num local mais elevado.

Outros locais de interesse.