39 - Praia Formosa

Município de Torres Vedras

Como chegar: 39.136358, -9.381469

Rochas ricas em sal e argila que deformaram a superfície

GEOLOGIA

As Praias de Santa Cruz têm um extenso areal, ladeado por pequenas arribas com rochas de várias cores. No paredão da Praia do Centro, as rochas argilosas têm tons avermelhados e algumas riscas sinuosas mais claras. Estas rochas são ricas em argilas e sal, com cerca de 200 milhões de anos (Jurássico Inferior). Por serem menos densas e mais plásticas do que as rochas calcárias, que se depositaram em cima, estas argilas com sal subiram desde mais de um quilómetro de profundidade até à superfície. No seu caminho, partiram as rochas calcárias e moldaram a paisagem.

BIOLOGIA

Nas arribas da Praia do Centro é possível observar variads espécies de fauna e flora. Da flora, destaca-se a presença de Eruca-Marítima (Cakile marítima), uma espécie com um período de floração longo (de março a dezembro). Nas palmeiras pode ser encontrado o Escaravelho-Vermelho (Rhynchophorus ferrugineus). Por vezes, dá à costa a Caravela-Portuguesa (Physalia physalis), uma espécie de alforreca. Se a vir, não lhe toque, pois é venenosa.

CULTURA

A Sul deste ponto, na Praia de Santa Helena, foi construída uma torre, conhecida como a Torre de Santa Cruz (Fig. 5). Esta torre destaca-se pela sua altura e pela arquitetura. Segundo a lenda, esta torre foi construída por um senhor muito rico que estava apaixonado por uma rapariga que trabalhava próximo da sua propriedade. Como os terrenos estavam separados por um muro alto, o enamorado mandou construir esta torre, para poder ver a sua amada sempre que quisesse.

 

Outros locais de interesse.