15 - Miradouro da Pena Seca

Município da Lourinhã

Como chegar: 39°17'58.42"N   9°16'39.12"W

Sabia que a paisagem envolvente formou-se ao longo de milhões de anos?

 

GEOLOGIA

Este miradouro está localizado no topo de uma vertente mais ou menos íngreme, que rodeia o vale de Bolhos. Nos dias com boa visibilidade, é possível ver a Albufeira de S. Domingos, que abastece a região, e o arquipélago das Berlengas.

No centro deste vale encontramos rochas argilosas carregadas de sais. Como são menos densas que os calcários estão por cima, elas subiram até à superfície, deformando e partindo os calcários. Já à superfície, as rochas argilosas foram mais facilmente erodidas, pela Ribeira de S. Domingos e outros cursos de água. Assim, foi-se formando uma zona cada vez mais baixa, que originou o vale atual.

 

BIOLOGIA

Nos caminhos até este miradouro, por entre a vegetação rasteira, encontramos muitas flores coloridas, entre elas a Erva Vespa (Ophrys lutea), o Açafrão-de-Outono (Crocus serotinus), a Flor-Do-Vento (Anemone palmata) e   o Almeirão-Do-Campo (Hypochaeris radicata). Estas flores coloridas e repletas de pólen chamam a atenção de insetos e borboletas, como a Maravilha (Colias croceus) e a Borboleta‑carnaval (Zerynthia rumina). Aparecem também pequenas aves, como Cartaxo-Comum (Saxicola rubicola).

 

CULTURA

Esta é uma zona de grutas. Aqui perto, a Gruta Casal da Lebre foi descoberta em 1955, por um habitante local. Desde então, atraiu muitos visitantes que, por não saberem da importância deste património natural, partiram e estragaram muitas das bonitas formas calcárias habituais em grutas. Hoje, quase não se conseguem ver estalactites e estalagmites intactas nesta gruta. Para proteger estas formas que ainda existem na gruta, mas também para segurança das pessoas, a gruta foi fechada à população.

 

Outros locais de interesse.