38 - Praia de Santa Cruz

Município de Torres Vedras

Como chegar: 39°7'55.75"N 9°23'6.18"W

As ondas da Nazaré estavam aqui no Jurássico

 

GEOLOGIA

Na Praia de Santa Helena encontra-se o penedo do Guincho, com um arco escavado pelo mar, ao longo de milhares de anos. As suas rochas de cores alaranjadas, contêm fragmentos de outras rochas, incluindo os típicos granitos rosados das Berlengas.

Há cerca de 150 milhões de anos (Jurássico Superior), quando estas rochas se formaram, toda esta zona era um mar com alguma profundidade. Mas as terras emersas estavam a Oeste, onde hoje está o mar! Prova disso são os seixos de granito das Berlengas, que para aqui foram trazidos ao longo de um enorme canhão submarino, parecido ao que temos hoje na Nazaré. 

 

BIOLOGIA

Nas arribas da Praia do Centro é possível observar um número variado de espécies de fauna e flora. Da flora destaca-se a presença de Eruca-Marítima (Cakile maritima), uma espécie com um período de floração longo (de março a dezembro). No meio da vegetação, pode encontrar o Escaravelho-Vermelho (Rhynchophorus ferrugineus). Por vezes, dá à costa a Caravela-Portuguesa (Physalia physalis), uma espécie de alforreca. Se a vir, não lhe toque, pois é venenosa.

 

CULTURA

O Penedo do Guincho é sem dúvida o local mais conhecido da Praia de Santa Cruz. É um local de constante visita e passeio, mas sempre procurado pelos locais e veraneantes.

A Azenha de Santa Cruz é também um local a visitar. Construída nos finais do séc. XV ou XVI, esteve a funcionar até ao séc. XX. A água que fazia girar as suas duas rodas provinha de um ribeiro que foi desviado. Atualmente a azenha foi transformada num centro interpretativo, onde pode ver todo o processo de fabrico de pão.

 

Outros locais de interesse.