Município do Bombarral
Como chegar: 39°18'0.17"N 9°11'49.80"W
Um vale que foi palco de batalhas pela nossa independência
GEOLOGIA
Do miradouro do Picoto tem-se uma panorâmica ampla desde a Serra de Montejunto até à Serra do Bouro. Para Norte, estende-se um grande vale, que termina na Nazaré. A este vale dá-se o nome de vale tifónio.
A cerca de 2 km profundidade existem rochas argilosas com sais, que são menos densas do que os calcários que estão por cima. Esta diferença de densidade fez com que as rochas argilosas subissem até à superfície, deformando os calcários à sua passagem. Nos últimos milhões de anos e já à superfície, as rochas argilosas têm vindo a ser erodidas pelos cursos de água, formando este importante vale.
BIOLOGIA
Este miradouro faz parte de uma área chamada de Planalto das Cesaredas. É uma zona elevada, aplanada, que contém importantes espaços verdes, um pulmão da região. Tem uma fauna e flora diversificada, destacando a presença de várias espécies de orquídeas selvagens. De entre as várias espécies encontradas, nas imediações deste miradouro já foi avistada a Centáurea-Menor (Centaurium erythraea) e Satirião-Menor (Anacamptis pyramidalis). Sendo espécies muito sensíveis, não podem ser apanhadas.
CULTURA
A morfologia particular deste vale e as elevações circundantes foram palco para a Batalha da Roliça (17 de agosto de 1808), aquando das invasões francesas. Nesta batalha, as tropas anglo-lusas marcharam de Norte para Sul, ao longo deste vale, enquanto que as tropas francesas ocuparam o topo das elevações.
Deste confronto, resultou a vitória para as tropas anglo-lusas, ainda que com algumas baixas para ambos os lados, foi essencial para a expulsão dos franceses do nosso país.