29 - Vale do Roto

Município do Bombarral

Como chegar: 39°18'4.42"N 9°11'59.13"W

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura

 

GEOLOGIA

O Vale do Roto é um vale encaixado formado pela Ribeira da Zambujeira. No passado, este curso de água tinha um caudal constante. A sua água foi lentamente desgastando a rocha e escavando o vale, lembrando o ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Atualmente, esta ribeira nem sempre tem água.

Nas vertentes deste vale são visíveis camadas calcárias muito inclinadas para Sul. Estes calcários foram inclinados pela ascensão de grandes massas de argila com sais, vindos da profundidade até à superfície, devido a diferenças de densidade. A este processo geológico chama-se diapirismo.

 

BIOLOGIA

Ao longo deste vale pode desfrutar de uma paisagem verdejante, com plantas coloridas como os Bons-Dias (Ipomoea indica) ou a Flor-Do-Vento (Anemone palmata). Nesta vegetação, há uma grande variedade de insectos, como o Besouro-Capuchinho (Heliotaurus ruficollis), o Acanthosoma haemorrhoidale, a Aranha-Caranguejo-de-Napoleão (Synema globosum), e a aranha Agalenatea redii, incluindo diversas espécies de borboletas como a Fritilária-Dos-Lóios (Melitaea phoebe) e Bela-Dama (Vanessa cardui).

 

CULTURA

Ao longo do Vale do Roto existiram mais de 10 azenhas, que utilizavam a força da água da Ribeira da Zambujeira. São várias as levadas que conduziam a água desde a ribeira até às azenhas. Aí e através da gravidade, a água movia um mecanismo ligado a uma mó. Ao rodar, a mó moía os cereais em farinha.

Apenas algumas dessas azenhas conseguiram chegar aos nossos dias. Algumas foram convertidas em alojamento local. Noutras, existe um projeto de recuperação como lugar da memória desta tradição milenar.

 

Veja o vídeo - MINUTO NO aspiring GEOPARQUE OESTE_Como se formou o Vale do Roto?

 

Outros locais de interesse.