34 - Capela de Nossa Senhora das Neves

Município do Cadaval

Como chegar: 39º10'29.69''N 9º3'34.64''W

Majestoso relevo de rochas jurássicas, palco de romarias seculares

 

GEOLOGIA

A Capela da Nossa Senhora das Neves foi construída próximo do ponto mais alto da Serra de Montejunto (a 666 m), num local onde se avista todo o Geoparque Oeste até ao mar e às Berlengas. 

A Serra de Montejunto é constituída por calcários do Jurássico Médio e Superior, formados há cerca de 170 a 150 milhões de anos, quando nesta região existia um mar de águas tropicais. Nas rochas observam-se fósseis de amonites, animal extinto aparentado às lulas atuais e com concha enrolada. Há cerca de 100 milhões de anos, os movimentos tectónicos das placas, provocaram o dobramento e levantamento destas camadas, originando este majestoso relevo em forma de dorso. 

 

 

BIOLOGIA

A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto foi criada em 1999. Aqui podemos encontrar mais de 400 espécies de plantas, o que constitui cerca de 15% da flora de Portugal continental, como o Conchelos (Umbilicus rupestris). A fauna da serra é diversificada e aqui nidificam cerca de 75 espécies de aves, sendo 10 consideradas ameaçadas e 3 raras a nível nacional:  como a Águia-perdigueira (Hieraeetus fasciatus) e o Bufo-real (Bubo bubo). Abundam também os pequenos mamíferos e pequenos répteis que lhes servem de alimento. 

 

 

CULTURA 

Aqui existiu uma pequena ermida em honra de Nossa Senhora das Neves, palco de romarias e lugar de edificação do primeiro convento dominicano do país, no século XIII (atualmente em ruínas). No século XVI foi construída a atual capela, destacando-se no seu interior a imagem de Nossa Senhora das Neves (séc. XVI), os altares com azulejos (séc. XVII) e o retábulo do altar-mor (séc. XVIII). 

 

Outros locais de interesse.