39 - Foz do Sizandro

Município de Torres Vedras

Como chegar: 39° 6'59.21"N9°23'32.99"W

Sabia que este rio já foi navegável até Torres Vedras?

 

GEOLOGIA 

O Rio Sizandro tem mais de 40 km de extensão. Nasce em Sapataria (Sobral de Monte Agraço) e tem aqui a sua foz. Na Idade Média, este rio era navegável numa grande extensão, sendo possível chegar de barco até próximo de Torres Vedras. Desde então, este rio tem assoreado com areia e lodos, deixando de ser navegável e encurvando na praia para Sul.

Atualmente, a ligação do rio com o mar não é permanente. Quando o caudal do rio é menor, uma língua de areia interrompe essa comunicação. Frequentemente, esta barra de areia é aberta ou fechada artificialmente, para permitir a circulação da água.

 

BIOLOGIA 

A Foz do Rio Sizandro é um excelente local para a observação de aves, à procura de alimento ou que habitam nas suas margens. Aqui, pode ver exemplares de Pilritos (Calidris alpina ou Calidris bairdii), Maçarico-Das-Rochas (Actitis hypoleucos) e Peneireiro (Falco tinnunculus). Na vegetação que cobre as margens do rio são visíveis a Eruca-Marítima (Cakile maritima) e Carrapicho-Bravo (Xanthium strumarium), ambas espécies invasoras e, como tal, não devem ser transplantadas.

 

CULTURA 

A sul da Foz do rio Sizandro há vários fortins, pequenas estruturas de terra batida. Estes fortins foram construídos para proteção do território e fizeram parte da primeira linha de Torres. O Reduto da Foz do Sizandro foi construído na arriba junto à linha de costa, o Reduto de Gentias no cimo de um monte próximo de uma linha de água e o Forte do Passo numa outra pequena elevação. Em muitos casos, estas pequenas estruturas reutilizavam antigos moinhos que ali existiam como paióis.

 

Outros locais de interesse.

 

> Podcast | 1 minuto do aspiring Geoparque Oeste