Vanessa Antunes

Vanessa Antunes

Investigadora

Trabalha no campo da Conservação e Restauro (C&R) do Património Cultural na área da Pintura C&R, prosseguindo os temas de História Técnica da Arte, Receitas de Tratados de Pintura, e documentos históricos sobre materiais de pintura e a sua Caracterização e Degradação.

O seu foco particular vai para os materiais da camada da terra, técnicas e sua preservação, uma vez que, na sua opinião, esta camada é a mais directamente responsável pela durabilidade da pintura. A sua motivação para a investigação é preservar a história cultural e material de Portugal, centrando-se na pintura portuguesa, desde o século XV até agora e aprendendo sobre os usos das cores, e as variações tecnológicas ao longo dos tempos.

O seu particular interesse na pintura portuguesa leva-a a envolver-se neste belo desafio de lidar com as influências da pintura nacional, através da Flandres e da Península Ibérica, e, além disso, a atravessar o estrangeiro para lugares distantes e diferentes continentes, como a Índia e o Brasil, onde também os portugueses deixaram as suas raízes.

 

orcid.org/0000-0001-7240-6956

https://www.cienciavitae.pt/pt/4010-3432-9BDD

http://www.artis.letras.ulisboa.pt/docente,7,100,748,detalhe.aspx

https://www.researchgate.net/profile/Vanessa_Antunes/publications

Web of Science ResearcherID C-8225-2018

https://sites.google.com/site/conservatium/Home