Geoparques estão “em linha com o perfil dos consumidores”: segunda sessão do ciclo de webinars decorreu em ambiente digital

Decorreu ontem à tarde a 2.ª sessão do I Ciclo de Webinars “aspirantes a Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses”. A iniciativa, organizada pela Comissão Nacional da Unesco – Portugal, em conjunto com o aspirante a Geoparque Oeste, decorreu no âmbito do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

Sob o mote “Os Geoparques como promotores de um destino turístico em tempos de pandemia”, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal, salientou que a pandemia motivou alterações comportamentais, ao nível do turismo, com o turismo de massas a dar lugar ao turismo activo e de natureza.

O responsável referiu que os Geoparques já consagrados no Centro de Portugal, estão em linha com as tendências e o perfil dos consumidores.

Para Pedro Machado, “a ideia de rede”, irá permitir criar vários roteiros ligando os vários patrimónios Unesco no território.

Na sua intervenção, Miguel de Castro Neto, director do NOVA Cidade, na Universidade Nova de Lisboa e coordenador do projecto SMARTREGION, disse que “a pandemia abriu uma janela de oportunidade” para locais com menos visitação.

Na visão de Miguel de Castro Neto, seria interessante a criação de uma plataforma comum de dados, que disponibiliza-se o acesso aos vários Geoparques.

Para o responsável, a criação de aplicações seria relevante para os vários Geoparques. Uma ferramenta que iria permitir a captura de dados de visitação, ajudando no planeamento de actividades e na preservação do património.

Até Julho deste ano, vão ainda ser promovidas outras duas sessões no âmbito do I Ciclo de Webinars “aspirantes a Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses”. As sessões decorrem todas online. A terceira e penúltima sessão está marcada para 8 de Junho e vai decorrer no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos.